29 março 2007

National Blogographic

O “anonymous said…” essa estranha criatura.

Todos nós que ingenuamente ou por mera diversão permitimos comentários anónimos nos belogues já nos deparámos com uma espécie de praga que circula pela Belogosfera, conhecido pelo nome cientifico de “anonymous said…”.

Esta estranha criatura sem rosto nem corpo (muitas vezes também sem cérebro) tem como principais características a omnipresença (embora alguns estudiosos apontem para mero excesso de tempo sem nada para fazer) e a omnisciência (embora estudos mais recentes apontem para que esta seja possivelmente apenas aparente, dado ser capaz de opinar sobre tudo sem realmente nunca dizer nada).

Curiosamente, o “anonymous said…”, apesar de ter um apetite voraz por caixas de comentários, é incapaz de criar o seu próprio belogue, facto que tem deixado os cientistas perplexos por não se ter até hoje encontrado qualquer explicação para tal.

Apesar de existir uma forma benéfica de “anonymous said…”, as espécies que mais proliferam em Portugal são as subespécies “insultantis”, “maledicensis”, e “criticus baratus”.

Na sua ânsia de comentar, o “anonymous said…” pode chegar a ser totalmente ilógico, falando de Física Quântica num poste sobre a Maria José Nogueira Pinto, ou acusando-o/a de não “perceber nada” (expressão muito comum) de assuntos que você nunca disse que percebia. Isto verifica-se sobretudo quando à ânsia de comentar se junta uma severa acefalite, situação verificada numa elevada percentagem dos exemplares estudados.

Apesar de nalguns casos se mostrar agressivo e feroz, o “anonymous said…” é pacífico. Ao lidar com ele, deve lembrar-se que se trata de uma criatura solitária em busca de algum carinho e atenção. Pode-se lidar com ele de duas formas:

a) Ignorar. Não recomendável por se tratar de uma forma considerada cruel. Deve aplicar-se apenas em casos extremos.

b) Piedade. Com alguma paciência e espírito de toureiro, perceberá que não só pode ajudar o “anonymous said…” a alimentar-se um pouco, como ainda o poderá usar como uma temporária forma de diversão. A sua brincadeira favorita é muito semelhante à dos cães: agarrar alguma coisa e tentar ver se consegue mantê-la ferrada. Contudo, ao contrário dos canídeos, cansa-se depressa e acaba por abandonar a brincadeira se se sente em inferioridade.

Seja como for que resolva lidar com o “anonymous said…”, devemos sempre lembrar Fialho Gouveia: “Os animais são nosso amigos”.

9 comentários:

osbandalhos disse...

Não sei qual a ligação entre blogues mas este tema de ataque a anónimos parece ser muito focado no desabafo escrito, que é o que se faz nos blogues.
Escusado dizer que as opiniões não têm um valor absoluto e que são sempre o que pensa o pseudo- escritor, claro está.
Não tenho qualquer interesse em saber quem escreve o quê. Anonymous ou meet one, osbandalhos ou alfaiate corcundo, bellalady ou mud-on-her, que diferença faz?
Os blogues não são clubes de escritores nem centros de identificação oficiais. São apenas passatempos onde se escrevem uma graçolas de propósito, e onde se escrevem umas graçolas por engano, pensando que se está a escrever algo importante.
Não se deve perder tempo com preocupação, ou pena, sobre os anonymous, mas sim prestar mais atenção ao que ele, (ou ela) said.

Nuno M. disse...

Primeira dúvida fundamental: para defender anónimos, devo assinar ou não?

Segunda dúvida fundamental: porque hão-de os blogues ser isto ou aquilo? Quem define as regras num espaço supostamente livre?

Quanto aos anónimos, penso que o problema reside não no anonimato em si mas mas na decontextualização: se a opinião é subjectiva por natureza, como interpretá-la fora de contexto?

Arcebispo de Cantuaria disse...

Caros,

Já o disse em vários comentários e repito para que não fiquem duvidas:
Neste belogue, escreve-se, ou pretende-se escrever, humor. Se houvesse uma declaração de intenções, seria "eu não quero que as minhas opiniões sejam boas, quero que a minha escrita divirta".

Aliàs, eu não quero sequer ter opiniões, limito-me a pegar em coisas que me fazem ter vontade de escrever texto aos quais eu acho piada.

E sendo um belogue uma página pessoal - que não concordo seja totalmente livre, este por exemplo é meu, livre sim, na medida em que eu aceito comentários anónimos, desde que eu ache piada e goste do que escrevi, resta-me esperar que mais pessoas partilhem de tal gosto e sentido de humor.

Não posso deixar de chamar a atenção para o facto de eu me ter limitado a brincar com os anónimos "destrutivos". Dos quais eu por acaso não sou vitima (aqui) e nem me poderia queixar caso fosse, ao permitir e respeitar que quem queira comentar de forma anónima o faça (por presumir que o faz por um qualquer motivo pessoal que não me diz respeito), mas vejo (leio) outros serem, criticados e insultados (de forma nada subjectiva!). É esse o "anonymous said..." que~inspira este texto, e penso que isso se percebe. Não é o anónimo que nos deixa uma opinião próprioa, com a qual podemos não concordar, mas que não deixamos de respeitar por isso. Desde que seja feito de forma educada.

A disse...

Ya por acaso nunca me apareceu um desses no meu blog. Deve ser porque o meu blog é limpinho e não atraí bicharada dessa. looOool
fique bem senhor Arcebispo.

Anónimo disse...

Hehehehe... Está lindo!!

Anónimo disse...

O National Blogographic pode comprovar que o "anonymous said.." vem da era jurassica, ainda nem computadores existiam... Nessa altura eram conhecidos por AnonyMouse, homo-rastejantus!

osbandalhos disse...

Assim sendo, aqui vai um bocado de humor:









made in eu

Nota: Como era humor negro, escrevi-o da mesma côr. Fiz mal?

Arcebispo de Cantuaria disse...

Eu gosto de humor negro. Por mim tá optimo!

E ali acima está um exemplo da variante "Anônimo said... porreirus humuristicus".

Ricardo disse...

Novo estudo científico sobre pragas: Dj Convidado... Já repararam que ele está em todas as festas? xD