30 março 2007

O Correio da Manhã terá lido a mesma Lancet ou trata-se apenas de mau jornalismo?

"A The Lancet elabora o top ten das substâncias mais perigosas: 1. heroína, 2. cocaína, 3. barbitúricos, 4. metadona, 5. álcool, 6. ketamina (anestésico), 7. benzodiazepina (ansiolíticos), 8. anfetaminas, 9. tabaco, 10. buprenorfina.Portanto, a marijuana está em 11.º, se é que não sabiam. Praticamente fora de perigo.”
© FJV 3/30/2007

Contudo, no CM:

"2007-03-29
Saúde: Cientistas alertam para perigo de drogas leves
Canábis destrói cérebro e coração

O consumo de canábis leva à destruição do cérebro, a paragens cardíacas, lesões no fígado e agrava o risco de cancro no pulmão, revelam vários estudos científicos. As Nações Unidas alertam que a tolerância para com as chamadas drogas leves nos países ocidentais deve ser alterada por políticas que prevejam a penalização.

“Evidentes danos na saúde mental não podem ser ignorados”, sublinha António Maria Costa, director do Departamento das Nações Unidas para as Drogas e Crime. Em Portugal, João Goulão, responsável pelo Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT), reconhece os malefícios mas defende que o combate do consumo deve ser feito pela via da informação e da educação e não pela repressão.


A posição do presidente do IDT surge aquando da publicação de um estudo na revista de medicina britânica ‘The Lancet’ em que a canábis, tal como o álcool e o tabaco, são apontados como drogas mais perigosas do que o ecstasy e o LSD."


Isto até dava para brincar, dava. Para fazer humor, dava. Mas eu não brinco com o terrorismo, acho de mau gosto.

1 comentário:

Ju disse...

Não foi só o CM, eu li no Público e cheirou-me a esturro! Portanto, deve estar por trás uma agência de informação ou antes, de desinformação...