05 março 2007

IKEA - o elogio da simplicidade

Carlota,

Eu também tenho a minha teoria da conspiração e é: existe um departamento secreto na (no?) IKEA, algures num subterrâneo, onde trabalham dois grupos de mentes tortuosas.

Um primeiro dedica-se a engendrar formas de inventar e desenhar os parafusos e demais apertações mais ilógicos para a mente humana, bem como a sua subsequente aplicação numa sequência de montagem capaz de enlouquecer Einstein (penso mesmo que o objectivo era esse mas ele morreu entretanto).

O segundo grupo dedica-se ao desenho das instruções de montagem, obedecendo a um plano secreto (naturalmente) de as tornar aparentmente muito simples (montar toda uma cozinha olhando para 3 páginas A4 com 6 desenhos ao todo parece encorajador, claro), mas que, gralhazinha aqui, esconde parafuso ali, ora agora monta aqui o AFS326 na tábua AD1, mas cuidado porque o parafuso AFS326 tem apenas menos 1 (um) milimetro que o AFQ345 e se montas estas depois tens que desaparafusar tudo outra vez... tudo somado explica o que quer dizer aquele simbolo inicial com um relógio e por baixo 2-3: pensamos ser 2-3 horas para montar isto quando na verdade significa 2-3 dias, da mesma forma que o simbolo com 2 homens (depois venham falar de igualdade de sexos, ou punham opção "catálogo com desenho montagem por homem" ou "por mulher" ou "um homem e uma mulher" ou então dois transsexuais e não se falava mais nisso) não significa que são precisas duas pessoas mas sim, "deixa lá isso e vai chamar dois tipo de percebam disto". Penso mesmo que o simbolo que aparenta ser uma chave de parafusos é na verdade uma adaga japonesa de harakiri.

Isto tudo parece estupido, mas não é. Pensa nos homens, Carlota, pensa nos homens portugueses: ao fim dos 3 dias a estante está enfim montada. Balança mas está de pé. Mas a humilhação já ninguém lha tira. Qual será a sua reação natural (lembro que estamos a falar de homens, com enfoque no macho tugo-latino):

"Raisparta s'eu não monto uma biblioteca inteira no intervalo da bola, mas estes gajos pensam que eu sou o quê? Maria, vamos ao Iqueia"

Carlota, tudo não passa de o mais eficaz plano de fidelização de clientes jamais concebido. Eles sabiam que as mulheres lá iam, o problema era como levar os homens a ver "design" (em homês: "coisas de rotos").

Da solarenga Serra da Arrábida (de momento com vista para o Portinho e Tróia) para a ... ??? ... Bruxelas...

6 comentários:

Carlota disse...

LOL! Isto merece destaque!

Mas mantenho a minha posição sobre o assunto, hein? Estou farta de montar móveis do Ikea e nunca me sobrou um parafuso!
:)
Beijola.

Anónimo disse...

Eu fui ao Ikea mas quando eprcebi a forma como akilo funciona confundi-me toda e saí de lá sem nada, felizmente hehe

Klatuu o embuçado disse...

:)

Crystalzinho disse...

Está muito engraçado este teu texto e agora já não me sinto tão burra... No outro dia fui lá comprar uma estante e, para além de ter ficado com as mão cheias de bolhas, a estante está toda torta!!
Afinal não sou só eu que não me entendo com as instruções.
Bjs

Sinapse disse...

Brilhante!

... só descobri os teus blogues no início de Dezembro ... Desde então, este recebe visita diária! ... e de vez em quando lá vou checkar os outros (não vá escapar-me alguma coisinha)!

:))


See u around,
Sinapse

Anónimo disse...

IKEA é o caso escandinavo mais latino de sempre.

Os escandinavos não são nada assim...

Muito tecnicos, mas tem pouco jeito para o desenho!

Excelente post!!!