09 abril 2007

Balanço de um Arcebispo ainda sem trabalho

Continuo a acreditar que o Professor Rómulo estava certo. Se o sonho não comandar a vida será a realidade a comandá-la, e a realidade não é tão boa como o sonho.

Porque a realidade prende, tem regras, é colectiva. A realidade não aceita livre arbítrio nem o sonho. Quando, contudo, o sonho do sonho é fazer-se realidade.

Essa realidade que um dia me falhou. As regras e os parâmetros esfumaram-se. O trilho desapareceu diante dos meus pés e eu tive que parar.
Não estava habituado a parar.
Descobri que, parando, podia fazer coisas, uma coisa, sonhar. E decidir que o sonho comanda a vida.

Peguei no sonho do eu que fui há vinte anos e ofereci-mo. Levo tanto tempo de atraso? Tarde demais é depois da morte.

Levo 10 meses a escrever. É o meu prazer, não o meu sonho. Faço-o numa ardósia pendurada numa janela que dá para o mundo todo. Há quem me leia. É uma tão grande realização pessoal que cada pessoa que sorri ao ler palavras minhas deveria sentir-se feliz pelo bem que me faz.

Por vezes sinto que talvez esteja perto de passar a viver o sonho. Outras vezes não, receio que nunca vá acontecer. E eu não posso “morrer tentando”.

Depois lembro-me que mais não posso que sonhar. Não me cabe a mim conseguir que alguém queira entrar nele e levá-lo para a real dimensão. Talvez aconteça.

Eu faço o que amo. Escrevo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Farto-me de "so-rir" a ler algumas das "parvoíces" que escreves. Umas mais grandiosamente Parvas que outras, mas todas com um sentido de humor que me atreveria de classificar "quase" unico e original.
Egoísmo à parte, gosto de ler o que escreves porque me faz sorrir, claro que fico contente por saber que te realiza. Mas há uma máxima que o meu Pai sempre me ensinou (entre outras), que é, "vale sempre a pena tentar".
Eu, já levo 20 meses a sonhar que gostaria de criar uma Escola de ciclismo, gostaria de escrever o guião de um filme, uma comédia-social("Cronicas de um desempregado"), gostaria de formar uma Banda (Os apocalipse), gostaria de viajar de "Byke" e comboio, gostaria... de continuar a sonhar!
Talvez o que me espera, se as entrevistas correrem bem, será Vender um produto ou Serviço, ser mais um anónimo colaborador de uma empresa vulgar no mercado do trabalho activo... E quanto mais rápido melhor porque EU, já nem subsidios tenho direito e isto de sonhar é caro!

LMFM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LMFM disse...

Tenho lido o teu blog e tenho que te dar os parabéns pelo teu trabalho aqui. Quando existe talento e paixão pelo que se faz então o resultado só pode ser positivo. O importante é manteres o sonho vivo.

João Paulo Pedrosa disse...

Lindo texto sobre o sentido da vida! Não desistas nunca e faz como o Mourinho: a busca da melhor táctica de se chegar ao sonho, sabendo que se vai chegar lá, fazendo os outros acreditar que se chega lá! E um dia estás lá, quando olhas para trás reparas que já lá estás, ainda que não seja o sonho completo, já viveste um sonho! Este teu livro, sob a forma de belogue, é disso um bom exemplo, porque de facto fazes com que muita gente sorria. Eu sorrio sempre, às vezes até sai uma gargalhada!