17 maio 2007

Stress Pós Traumático

Medir a tensão é bom, não é? Controlar a saúde, e tal. Aquela aparentemente inofensiva almofadinha que se enche e nos garroteia o braço e depois esvazia tortuosamente lenta. Agora imaginem o que seria ter um médico a medir-vos a tensão de 15 em 15 minutos, durante 24 horas, dia e noite, das 9 da manhã às 9 da manhã.

Fiz isto. Mas sem médico. E finalmente entendi o sofrimento de quem passou pela tortura do sono e similares às mãos da pide (e similares).

No exacto momento em que escrevia o final das linhas anteriores, uma dessas almofadinhas que por 24 horas carreguei velcrada ao braço direito, começou a encher, apertou-me. Apertou mais. Apertou forte. Não é agradável. Supostamente mediu-me a tensão arterial, passou os dados para uma espécie de cardio-walkman que levo pendurado à cintura, ligado à almofadinha por um tubo que se me enrola na barriga e costas (dado o receptor estar do lado esquerdo) e quando assim o entendeu, lá acabou de desinsuflar.

E quando ela faz isto, eu tenho que parar. No caso foi de escrever. Mais tarde (11.30) havia de ser a meio de um chichi, sendo que custa quase tanto parar um chichi a meio do que fazê-lo só com uma mão. A andar, aquilo enche, para, vazio, pode seguir. Abro o carro, abro a porta, aquilo enche, fico ali parado feito parvo, parado em pé de braço esticado ao lado de um carro com a porta aberta, à espera que sua Exa. me dê o apertão e espiche o ar.

Faz isto a cada 15 minutos. 4 vezes por hora. Durante 24 horas. Calculadora. São 96 vezes que ela vai fazer aquilo até me arrancarem o bicho do corpo. Noite incluída, o que é indiferente porque se alguém me disser que é capaz de dormir com uma coisa a apertar-lhe o braço de 15 em 15 minutos, é bom que seja coxo.

Isto para não falar na carga de nervos que se apanha. Saber se ainda falta muito para o próximo entalão, tá quase? Já passou um quarto de hora? Quase a adormecer... entalão! Sono... será que falta muito para o próximo?

1 comentário:

osbandalhos disse...

Truques médicos para não mais os largarmos. Acertaste em cheio. Quando esperas mais um apertão, enervas-te e a tensão sobe e com a pressão arterial elevada mais um batalhão de testes.
Tu és de Azeitão? Terra do Quinta da Bacalhoa! Não tens melhor para te livrares desses problemas.

O mal nem está no garrotar. Pena que seja no braço. Imagina a constrição noutro lugar, e de 15 em 15 minutos! Isso nem no paraíso.

made in eu