05 maio 2007

O Sexo das Embalagens de Gel de Banho

Durante um duche que se tornou demasiado longo pelas deambulações mentais que convosco passo a partilhar tive uma espécie de revelação. Descobri e analisei profundamente o para mim fenómeno de existirem gels (eu prefiro geis) de banho masculinos e femininos.

Deu-se a situação de que o gel de banho que desde há coisa de dois dias usava me andar a causar uma certa comichão (embora eu tenha um certo prurido em falar nisso) e hoje, para tirar teimas, ter decidido usar o da minha mulher. Onde se me deparou o primeiro problema e consequente questão. Qual daquelas embalagens seria o gel de banho? Após uma primeira análise constatei que à excepção do champô, nenhuma das outras era muito específica quanto ao conteúdo pelo que o risco de me ensaboar com algum creme depilatório era de considerar. Uma rendida pergunta gritada e a salvadora resposta "é o vermelho" salvaram o momento, mas desassossegaram a minha mente.

Porque a esta não escapou a evidência de que um homem consegue sempre identificar um gel de banho para homem. O que me fez pensar nas pessoas que desenham embalagens de gel de banho para homem. A primeira conclusão é que estes só podem ser mulheres, para entender de forma tão perfeita como deve ser uma embalagem de gel de banho masculina.

Mas afinal, como é uma embalagem de gel de banho masculina?

Começa na tampa. A tampa é assim como as maminhas da embalagem, é o primeiro sítio para onde olhamos. E como é que nós nos identificamos com a tampa? Porque esta tem invariavelmente um formato desportivo. Seja o aerodinamismo de uma bola de rugby, seja o formato de uma bola de ténis (de golf nos mais sofisticados).
O formato do recipiente em si pode ser mais desportivo, mais tradicional, sempre desde que opaco, já que o interior, a menos que incolor, pode fazer-nos passar para o do lado.

Nesta zona da embalagem conta sim a mensagem. A primeira, maior, mais visível mesmo que esteja em espanhol, português, ucraniano e grego (caso em que devia evitar comprar o gel de banho no Dia ou no LIDL), lê-se claramente, Gel de Banho. O que só por si já bastava. Mas aqui entra a luta de marcas. Eles sabem que escrever lá coisas como ph neutros, revita-qualquercoisa, l-casei imunitas fá-los-ia passar imediatamente à categoria de femininos. Então o que é que eles escrevem? Relaxing, Cooling Sensation, Revitalizante, Stress-down, coisas assim, que então ditas em inglês apetece mesmo sentir.

Pode ir-se mais longe? Pode, a indústria vai testando os seus limites. Penso que não esperaremos muito pelos geis de banho "Com Acção Afrodisíaca" ou mesmo a substituição dos "extractos de Aloé Vera" por "com extracto de Cannabis" (criando em nós a ideia subconsciente de que os nossos músculos ficarão uma pedra?)

2 comentários:

Anónimo disse...

O Arcebispo manteve a torneira da água fechada enquanto fez essa "profunda" analise dos Geis?
Se não a fechou, bem, a conta dos serviços municipalizados da Moita(?!) vai ser durinha!

Arcebispo de Cantuaria disse...

Ai não que não fechei. Azeitão pertence a Setubal, municipio comunista, sempre dedicado às causas sociais, que vendeu a empresa municipalizada Águas do Sado e os respectivos créditos aos espanhóis, a quem pago valores desta ordem:

Taxa de esgoto: €25 bimensais (em sesimbra pagava 5!)

Taxa de saneamento básico (básico porque só inclui recolha de lixo 2x por semana):€95 bimensais (em Sesimbra esta taxa nem havia)

No verão de 2006, o primeiro em "morado" em Azeitão paguei na totalidade dos 4 meses (jun-set) um pouco mais de 1.100 euros! erto que inclui rega de 80m2 de relva e enchi 1 vez + reposições na piscina, mas moradias com as mesmas caracteristicas em Sesimbra pagam menos, muito menos de metade...

Ai não qe não fechei a água.

Eu até já escrevi um poste sobre isto, mas não o encontro...