04 janeiro 2007

Forças Armadas

Lembrem-me lá uma coisa: não comprámos há pouco tempo uns helicópteros e lanchas para a Marinha? e não eram para busca e salvamento?

Mas está na TSF um senhor da Marinha, Cdte. Melo, a dizer sobre os pescadores de Caxinas que morreram na Nazaré "o que é que eles estavam a fazer amenos de 6 milhas da costa?". Ai tás-te a afogar à vista da praia? Se te salvares vais preso por pescar em zona ilegal. O barco está aí porque está um cabo na hélice e o barco está à deriva? Cá pra mim estás é a pescar... e disse: "a localização por satélite demora cerca de x horas, porque é preciso fazer a triangulação", por isso, estás-te aí a afogar à vista da praia mas aguentas se faz favor que a gente descubra no satélite se tás mesmo aí onde te vemos, pode ser uma ilusão de óptica!

E também fiquei a saber que "ter um helicóptero de prevenção, 24 horas por dia é inviável, porque é preciso ter lá os pilotos em permanência". Vamos lá agora privar esse bravos soldados de estar a enfrascar mines na messe! Pensam que isto é o quê? Estar no helicóptero de prevenção! Ora, Ora! Pensam que isto é o quê?

E disse ainda "em 2006 fizemos 700 acções, salvando 450 pessoas!". Dá uma taxa de quase 65% de sucesso, só é pena os 350 que falharam!

E mais, a moto d'água para os ir salvar? Nã, nã. Primeiro toca a mostrar os papelinhos... Carta de Marinheiro? Seguro? Autorização de navegação? E a poluição que isso faz?... e o papel, o papel, o papel, o papel... Sem isso ninguém sai daqui com a motinha d'água.

Xculpemlá, sinhores, mas isto é a tropa. E na tropa nã tamos cá para salvar gente no mar, apagar fógos forestais, invacuar feridos de acidentes e essas merdas. A tropa é pra tar xugadinho, a emborcar na messe, à espera que alguém nos invada. E mai nada!

Mas têm sentido de humor: "a localização era dificil". Estava gente na praia a ver!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo não fosse, os 450 com os 350 darem 800!!

El-Bortukali