08 dezembro 2004

qual crise?

Se há coisa que para mim não faz sentido é o mundo estar em crise. Se tivermos parte do mundo em crise por a outra parte estar a prosperar, a coisa faz sentido. Se tivermos países em recessão e outros em ascenção, a coisa faz sentido. Mas estarem todos em crise, ao mesmo tempo, não faz sentido.

Então a crise não é devida á falta de estimulo da economia, que gera desemprego e reduz o poder de compra? então e o poder de compra não somos nós que o criamos? então se nós estamos a trabalhar o mesmo ou mais, independentemente de nuns países se produzir mais e melhor do que noutros, para onde vai a riqueza gerada?

A resposta é que está cada vez mais concentrada. Mas é isso mesmo que faz com que a coisa não tenha lógica, vejamos:

Eu sou o Belmiro de Azevedo e tenho 1.100 milhões de euros. A minha fortuna cresce a cada dia. No entanto cada vez há mais pessoas desempregadas, as pessoas ganham menos em termos efectivos significa que a procura dos meus produtos vai baixar, os meus lucros vão baixar, eu vou entrar em crise.

Se isto se aplica a todo o mundo, porque está todo em crise, então de que serve a riqueza acumulada, se inevitávelmente gera um ciclo vicioso cujo resultado é apenas a multiplicação da pobreze e não da riqueza.

Sem comentários: