23 dezembro 2004

Carta do Arcebispo à Carris

Exmos. Senhores da Carris,

Venho pela presente recomendar a V. Exas. que considerem a implementação dum programa de melhoramento de alguns aspectos da empresa.

Estruturei as minhas recomendações em dois programas:

PIMBA - Programa Integrado para Motoristas de Bus e Autocarro

PORRA - Programa de Organização, Reparação e Renovação de Autocarros.


O PIMBA será composto pelos seguintes módulos e sub-módulos:

- Localização, identificação e utilização da manete de Pisca
- o que é o pisca
- onde está
- para que serve
- fazer pisca para a direita
- fazer pisca para a esquerda
- explicação sobre a utilidade social de fazer a porra do pisca quando entra ou sai de uma paragem

- o Módulo - Titulo de Transporte
- o que é e para que serve
- venda a bordo
- aprendizagem intensiva sobre não olhar com cara de aborrecido por ter que dar trocos
- aprendizagem intensiva sobre a possibilidade de nem todos os utentes terem passe nem tampouco a obrigação de ter o valor exacto do titulo de transporte, sobretuto tendo em consideração que o preço está sempre a mudar e ráramente tem uma valor lógico (este módulo é um pouco longo)

- Abertura e fecho de portas
- o que é a porta
- quantas portas tem um autocarro
- uso especifico de cada porta (aqui, tentar explicar, se possível, o porquê de os autocarros não deverem circular com as portas abertas no verão)
- conceito de TUA: Tempo que o Utente demora a entrar no Autocarro
- inconvenientes de manter as práticas usuais de: abrir as portas ainda em andamento; fechá-las antes de todos os utentes terem entrado (ou deixá-las abertas longo tempo caso não tenha entrado ninguém); fehar a porta de tràs antes de ter dado tempo a que todos os que assim o desejam abandonem o autocarro
- possíveis danos fisicos para os utentes. casos práticos

- A faixa de rodagem
- o que é e para que serve
- em que faixa deve circular o autocarro
- caso prático: demonstrar que numa via de 4 faixas, não é correcto a provoca grandes transtornos nos restantes automobilistas o autocarro circular na faixa mais à esquerda até cerca de 20-10 metros da paragem e subitamente cruzar todas a faixas de rodagem para encostar, torto, junto à paragem

- O Cruzamento
- onde se localiza
- porque não se deve parar nos cruzamentos
- explicação sobre o facto de existirem outros veiculos a circular na estrada
- caso prático: demonstrar que num cruzamento, não é correcto avançar se não tiver espaço suficiente para o transpor na totalidade, caso em que ficará imobilizado, impedindo que os veiculos que pretendem cruzar em sentido prependicular possam avançar, ficando estes por sua vez posteriormente a atravancar os que já querem avançar no mesmo sentido do autocarro mas ainda estão tapados pelos que ficaram obstruidos pelo autocarro!

- O Semáforo
- o que é e para que serve
- explicação das cores (os condutores daltónicos estão dspensados deste sub-módulo)
- o Verde: pode avançar (mas relembrar o módulo anterior)
- o Amarelo: explicar muto bem que é, efectivamente, um sinal para PARAR, com excepção do caso de a travagem não poder ser efectuada em segurança, e não um sinal que significa acelerar a fundo para ver se dá tempo para passar
- o Vermelho: até hoje o objectivo de explicar o significado deste sinal luminoso não foi sucedido num unico português, por isso pode ser passado à frente

O PORRA será por sua vez composto por um módulo único:

- Módulo "òh! senhores da carris, e da camara e seja lá de quem for que manda nesta PORRA, vejam lá se percebem que aquilo da camada de ozono é mesmo a sério e que os vossos autocarros deixam atrás de si um prolongado e intenso rasto NEGRO de FUMO que polui mais do que centenas de carros e se faz favor arranjem lá os cangalhos que são os unicos veículos que ainda deitam FUMO em Lisboa, ok? obrigado"

Aguardo noticias sobre a eficácia destas medidas que sei, de imediato serão postas em prática.

O Vosso

Arcebispo de Cantuária

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